13.825 - ONR - Banner para a matéria da participação do ONR na live do CNJ (1)

ONR participa de live do CNJ para apresentar funcionalidades da CNIB 2.0

Evento online mostrou benefícios da ferramenta, como indisponibilidade específica de bens, consultas prévias e materiais tutoriais disponíveis na plataforma e no YouTube do ONR

Na última terça-feira (12.08), o Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR) participou da live de apresentação da CNIB 2.0 – Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e transmitida pelo canal do órgão no YouTube. O evento reuniu mais de dois mil participantes simultâneos, entre juízes e agentes do Poder Judiciário, para conhecer as funcionalidades e benefícios da nova versão da ferramenta, instituída pelo Provimento nº 188/2024 e lançada no início de 2025.

Representando o ONR, participaram o presidente Juan Pablo Correa Gossweiler, o diretor Fernando Pupo, o superintendente geral Wilter Magalhães, as gerentes de produto Samira Arroyo e Rafaela Viana, e o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Fernando Chemin Cury. No evento, o presidente do ONR destacou que “um dos grandes objetivos é apresentar a indisponibilidade específica de bens, que agora deve ser a regra, sob pena de se estar penalizando demasiadamente o devedor, tornando todo o seu patrimônio indisponível quando às vezes um bem específico é suficiente”.

A live foi conduzida pelas gerentes de produto do ONR, que apresentaram de forma detalhada como acessar a CNIB 2.0, realizar o cadastro de usuários e efetuar consultas. As explicações incluíram orientações práticas sobre o uso das novas funcionalidades, como a indisponibilidade específica de bens e a possibilidade de pesquisa prévia de patrimônio antes do envio da ordem, proporcionando maior precisão e segurança ao trabalho do Judiciário.

Outro ponto destacado foi a disponibilidade de materiais tutoriais para apoiar magistrados e servidores no uso da plataforma. Esses conteúdos estão acessíveis tanto na própria plataforma da CNIB quanto no canal oficial do ONR no YouTube, oferecendo guias passo a passo e vídeos explicativos para facilitar a utilização do sistema.

Além das orientações práticas, foram apresentados números que evidenciam a relevância da CNIB 2.0: desde janeiro de 2025, já foram decretadas mais de 160 mil ordens, com média de 1.108 cadastradas por dia útil até julho. Durante a transmissão, os participantes puderam interagir por meio de um QR Code, enviando dúvidas que foram respondidas em tempo real pelos especialistas, fortalecendo a comunicação e o entendimento sobre a aplicação das novas funcionalidades no cotidiano do Poder Judiciário.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis