O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) apresenta o balanço da primeira fase do Programa de Inclusão Digital – PID/ONR 2025, que consistiu na importante etapa do preenchimento do formulário de adesão. No total, 992 serventias se inscreveram, demonstrando a capilaridade e a consolidação do Programa, que está em sua 3ª edição, além do notável interesse dos cartórios em potencializar a informatização e conexão de suas unidades.
Após análise preliminar dos formulários preenchidos, foram identificadas mais de 80 serventias que necessitam fornecer maiores informações ou prestar esclarecimentos dos dados fornecidos. Essas informações complementares são cruciais para o prosseguimento adequado do processamento dos dados e para as próximas fases, sobretudo para a devida análise de aplicação do orçamento previsto para o PID25.
Ao longo desta semana, as serventias que precisam complementar informações ou prestar esclarecimentos serão contatadas individualmente. O prazo para a prestação desses esclarecimentos ou eventual interposição de recursos seguirá o estipulado no Edital, ou seja, 5 dias úteis.
Importante ressaltar que, dada a porcentagem considerável de serventias que necessitam de esclarecimentos adicionais, não será publicada lista provisória das serventias habilitadas, remanescendo a publicação da lista final de serventias que serão efetivamente contempladas em 31/07, conforme previsto no Edital.
O ONR reforça seu compromisso com todos os cartórios que manifestaram interesse em participar do Programa neste momento tão significativo, especialmente com a publicação do Provimento 198 que prorrogou por mais um ano o prazo para a digitalização dos acervos e a estruturação dos indicadores, tornando a participação no PID25 ainda mais relevante.
Fiquem atentos às novas comunicações e não percam a chance de impulsionar a transformação digital do seu cartório!
COMITÊ GESTOR DO PID/ONR – 2025