Evento marca nova etapa do projeto que digitaliza o Registro de Imóveis com uso de blockchain, inteligência artificial e dados estruturados
No último dia 22 de maio, o 10º Registro de Imóveis de São Paulo sediou o 5º Workshop do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), reunindo lideranças estratégicas e representantes institucionais para mais uma etapa de alinhamento técnico do projeto que promete redesenhar a estrutura do Registro de Imóveis no Brasil.
O encontro contou com a presença da Diretoria do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), de integrantes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), do Comitê de Normas Técnicas, do Conselho Deliberativo do ONR, além de parceiros estratégicos e especialistas em tecnologia.
A pauta do Workshop concentrou-se na validação técnica e institucional do modelo de transformação digital em curso, que se apoia em tecnologias de ponta como blockchain, inteligência artificial e estruturação de dados para garantir interoperabilidade, transparência e segurança jurídica em escala nacional. O projeto-piloto tem início previsto para este ano, com cronograma de expansão progressiva até alcançar todas os mais de 3.600 e Registro de Imóveis do país até o final de 2026.
Ao abrir os trabalhos, o presidente do ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler, destacou a maturidade do projeto e o compromisso institucional com sua plena execução. “ O desenho já foi formatado, temos empresas trabalhando junto conosco — a IBchain, a LS Tech — e o principal motivo de estarmos aqui é validarmos esse caminho. Temos certeza de que iremos avançar efetivamente para o registro eletrônico, com a matrícula em dados estruturados, com os registros em blockchain e com a utilização da Inteligência Artificial. É um caminho sem volta. O Registro de Imóveis do Brasil vai dar esse passo e nós vamos entregar isso nessa gestão”, afirmou.
O diretor-geral do ONR, Flaviano Galhardo, também ressaltou a relevância do encontro como um espaço de decisões estratégicas e fortalecimento institucional. “O encontro marcou avanços significativos na consolidação do modelo do SREI, com deliberações técnicas e contribuições fundamentais de instituições como o Instituto Blockchain, a IMB Chain e o LS Tech da USP. Estamos cada vez mais próximos de uma transição definitiva para um sistema registral inteiramente digital, seguro e interoperável.”
A presença de entidades parceiras como o Instituto Blockchain, a IMB Chain e o LS Tech/USP evidenciam o esforço conjunto entre o setor extrajudicial, a academia e o segmento tecnológico para garantir a viabilidade e a robustez do novo modelo. O SREI é parte central da estratégia nacional de modernização dos registros públicos e se insere em uma agenda mais ampla de transformação digital do Estado, cujo êxito depende do engajamento dos registradores, da transparência do processo de implementação e do fortalecimento da infraestrutura tecnológica do país.
Luana Lopes
Assessoria de Comunicação do ONR