WhatsApp Image 2025-05-15 at 13.46.20 (1)

ONR destaca papel estratégico do Registro de Imóveis na integração do Cadastro Ambiental Rural

Brasília (DF) – O diretor do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Fernando Pupo, participou nesta quarta-feira (14.05) do Seminário “Iniciativas de Fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Realizado na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF), o evento reuniu representantes do sistema registral, instituições financeiras e especialistas para discutir o aprimoramento do CAR, ferramenta essencial para a segurança jurídica e sustentabilidade no uso da terra.

A abertura do evento contou com a participação dos subprocuradores-gerais da República Aurelio Virgilio Veiga Rios e Paulo Vasconcelos Jacobina, membros da 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF, do procurador da República Rafael da Silva Rocha, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal, e do diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Amaury Oliva.

Durante sua participação no “Painel Estratégico: Desafios e Oportunidades para o Fortalecimento da Governança do CAR”, Fernando Pupo destacou o papel estratégico do ONR no apoio à modernização dos Registros de Imóveis em todo o país. “Já são mais de 3.600 unidades de registros de imóveis integradas ao sistema. Para viabilizar essa transformação digital, temos investido em infraestrutura e tecnologia, buscando tornar os serviços mais ágeis e alinhados às demandas da sociedade”, afirmou.

No contexto do Cadastro Ambiental Rural, o diretor apontou a necessidade de adoção de medidas específicas pelos Registros de Imóveis, de modo a garantir ainda mais segurança jurídica e clareza para todos os agentes envolvidos. “Nosso objetivo é simplificar os processos e evitar dúvidas por parte de terceiros que também atuam com o CAR”, explicou.

Desde 2023, o ONR vem implementando o Plano de Inclusão Digital (PID), com foco na qualificação dos serviços prestados pelas serventias de registro. Já foram investidos mais de R$ 30 milhões em equipamentos como computadores e scanners, além do desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à automação e à eficiência dos registros.

A presença do ONR no evento reforça o compromisso da instituição com a integração entre os sistemas fundiário e ambiental, contribuindo para uma gestão mais transparente e eficaz do território brasileiro. A iniciativa também marca um passo importante na articulação entre diferentes setores em prol da sustentabilidade e do fortalecimento institucional do CAR.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis